Por que brincar é importante?

Os termos “ brincadeiras, jogos e dinâmicas” denotam atividades livres, capazes de envolver seus participantes, sem muita formalidade, gerando alegria e prazer. Atividades lúdicas geralmente proporcionam ambiente de encantamento, de conhecimento e de sonhos, uma combinação de realidade e fantasia.

CRIANÇAS: Está comprovado que a criança que tem poucas oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam, sofre bloqueios e rupturas em seus processos mentais. Através de brincadeira saudáveis, pais, filhos e amigos entram no universo uns dos outros, o que faz com que ocorra um intercâmbio saudável e prazeroso. Além disso, nas brincadeiras se aprende a liderar, ser liderado, cooperar, compartilhar, ganhar e perder.

PAIS E FILHOS: Brincadeira e passatempos estimulam e criam mais oportunidades para que pessoas estejam juntas de forma descontraída e saudável. Pais e filhos que interagem através de jogos e dinâmicas de grupo estreitam e aprofundam os laços de afeto.

AMIZADES: Brincar é uma excelente atividade para fortalecer relações. Por isso, familiares e amigos devem, sempre que possível, participar de brincadeiras juntos. Nos jogos, descobrem-se e desenvolvem-se as próprias habilidades e as dos amigos e familiares.

ADULTOS: Muitos adultos parecem ter esquecido como brincar. O mundo alegre e descontraído da infância se perde na fase adulta. Poucas pessoas chegam à vida adulta com características que lembrem, de alguma forma a infância. Mas quem tem tal dificuldade precisa se adaptar e arranjar um jeito de brincar com mais frequência, não a toda hora, mas simplesmente com amis frequência. Brincar quando adulto é uma conquista que revigora o espírito, abranda a alma e melhora a disposição.

IDOSOS: Percebe-se que é muito importante, na velhice, adotar hábitos que influenciem na qualidade de vida e principalmente ajudem a evitar a solidão e o isolamento social. Com atividades lúdicas ou jogos, os idosos poderão desenvolver a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas, o raciocínio lógico e, consequentemente, fortalecer a auto estima.

EMPRESAS: Através de dinâmicas ou atividades lúdicas é possível comparar o comportamento de pessoas de diferentes níveis, quando submetidas a um mesmo ambiente. Além disso, ampliam a capacidade de conhecer colegas, escutar, expor convicções, compartilhar desafios e, o que é melhor, de forma eficaz e descontraída.

LEMBRE-SE: “Brincar é muito simples: deixe-se levar pela imaginação, anestesie a razão, liberte-se das amarras da timidez e não tenha receio de ser ou parecer uma criança.

BRINQUE COM A FAMÍLIA , BRINQUE COM OS AMIGOS.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top